Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Alunos do Centro Escolar participam no SOS Azulejo

azulejos

O Centro Escolar de Oliveira do Bairro (1.º ciclo) aderiu ao Projeto SOS Azulejo, tendo realizado, na penúltima quarta-feira, a pintura de dezenas de azulejos que, por sua vez, formam diversos painéis. O Projeto “SOS Azulejo” é de iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária (MPJ), órgão da Escola de Polícia Judiciária (EPJ), e nasceu da necessidade imperiosa de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verifica atualmente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria. O património azulejar português não se perde apenas por motivos criminais, mas também por ausência de cuidados de conservação.
De acordo com a coordenadora do Centro Escolar de Oliveira do Bairro, Maria Helena Soares, a atividade de pintura dos azulejos esteve a ser programada nos últimos meses e envolve toda a comunidade escolar, cerca de 230 alunos que, por sua vez, se desdobraram em diversas atividades (decalques, pintura de azulejos, passatempos e jogos, entre outras).
Os azulejos, depois de pintados, foram submetidos ao processo de cozedura que decorreu na Escola Secundária de Oliveira do Bairro.
Maria Helena Soares destaca ainda que na origem do projeto “está a sensibilização para a conservação do azulejo português e a descoberta da arte do azulejo”.
A ação Escola SOS Azulejo pretende sensibilizar para a importância do património azulejar português, a nível nacional, e conta com a participação de centenas de escolas e milhares de alunos e professores.
O património azulejar português é de uma riqueza e valor incalculáveis, ocupando um lugar de relevo não só no património histórico e artístico de Portugal, como no património da humanidade, destacando-se pela qualidade e pela quantidade dos temas, estilos, materiais, técnicas e usos. “Urge, por isso, defendê-lo e preservá-lo para as gerações seguintes, a todo o custo e por todos os meios lícitos ao nosso alcance”, referem os responsáveis nacionais pelo projeto SOS Azulejo.