Assinar
Águeda // Bairrada  

Complexo Social da ABARCA terá nome do Comendador

O mentor da ABARCA, Comendador Almeida Roque, vai ser homenageado no próximo sábado, dia 25 de Junho, durante as comemorações dos 30 anos da instituição de Barrô (Águeda), com a atribuição do seu nome ao complexo social.
“Já há muito tempo que pensavam em fazer-me esta homenagem. Desta vez aceitei”, confirmou a JB o Comendador António Almeida Roque que, há cerca de 30 anos, possibilitou que se erguesse, em Barrô, sua terra natal, uma obra que hoje é uma referência social na região.
“Eu queria ver o povo de Barrô reunido. E, por ocasião da formatura da minha filha [Maria Antónia], as gentes de Barrô quiseram fazer-lhe a festa e, perante centenas de pessoas – seria à volta de 600 -, anunciei a minha vontade e disposição em ajudar a construir uma obra social. Barrô precisava de um Lar e a ideia foi recebida com grande euforia”, recorda o Comendador.
“Ofereci então o Chão da Senhora, apoiei a construção, paguei a estrutura de betão. Na altura, dei 2000 contos, e, em cada cortejo que se realizou, dei sempre 1000 contos. Estive sempre à ordem do povo de Barrô.” Povo que agora lhe presta uma justa e merecida homenagem. “Sempre fui avesso a homenagens. Elas são sempre boas, quando são merecidas, mas não é bom aceitá-las”, afirma Comendador Almeida Roque.
O fundador e benemérito da ABARCA é reconhecido na região pelo apoio que tem demonstrado a dezenas de instituições de solidariedade e outros projectos. Confessa nunca se ter arrependido de nada, apesar de algumas instituições “nem obrigado dizerem”.
No próximo sábado, depois da recepção dos convidados nas instalações do complexo social da ABARCA (17h), decorrerá o descerramento do “obelisco” em honra do Comendador (17h30). Segue-se uma sessão solene e beberete.
Por volta das 21h30, pode-se assistir a um concerto de música coral (Grupo Coral do Arrabal, Orfeão de Arouca e Orfeão de Barrô), no auditório do Centro Cívivo Eng. Adolfo Roque.