Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

IPSB renova Bandeira Verde Eco-Escolas

O programa Eco-Escolas é um projeto internacional que tem por objetivo a promoção da alteração de comportamentos ambientais na escola, nas famílias e no seu meio envolvente, colocando os alunos como atores principais do processo. Procura igualmente estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA’s e outros interessados em contribuir para a melhoria do ambiente.
O IPSB, elemento ativo deste projeto desde há 12 anos, tem sido distinguido todos os anos com a Bandeira Verde Eco Escolas, bandeira que foi renovada e hasteada no dia 3 de abril, na presença de vários elementos da comunidade educativa. A presidente da Direção Pedagógica, Regina Vidal, proferiu palavras de reconhecimento e de incentivo ao trabalho desenvolvido no âmbito da implementação de boas práticas ambientais, recordando que o projeto já teve implicações até ao nível do lema da escola, que é “Escola Sustentável, Escola com rosto para a Comunidade”, congratulando-se com o facto de o IPSB ser a única escola da região a ser distinguida com este galardão.
De seguida, realizou-se, no auditório, a reunião do Conselho Eco Escolas, com a presença de representantes da Junta de Freguesia de Bustos e da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Florinda Gomes e Clélia Nogueira, respetivamente, bem como representantes das diversas estruturas da comunidade educativa.
As coordenadoras do Projeto fizeram um balanço das atividades constantes no Plano de Ação da escola para o ano 2012-13, onde se dá continuidade a algumas iniciadas em anos anteriores e se estreiam novas iniciativas. Nas atividades em curso destacam-se a recolha de papel, eletrodomésticos, pilhas e tinteiros, realização de trabalhos reutilizando materiais (sendo de destacar os desfiles do Clube de Moda e as aulas de Educação Tecnológica), realização de vídeos de sensibilização para serem transmitidos na IPSB TV, construção de protótipos que utilizem fontes de energia renováveis, organização do Grande Prémio Frei Gil, plantação de várias espécies de árvores no recinto escolar e em diversas zonas da freguesia (no âmbito do Projeto Plantar Portugal), realização da Feira da Horta, montagem de um sistema de hidroponia para cultura de alfaces, recolha de bolotas e posterior sementeira das mesmas, entre outras.