Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Presidente da Junta lamenta realização de Festa da União

O presidente da Junta de Freguesia do Troviscal, Adelino Cruz, em final do ciclo autárquico, lamenta a realização, no passado domingo, da Festa da União, que decorreu no Troviscal.
Publicamente, Adelino Cruz diz lamentar que a comemoração tivesse tido como designação “Festa da União”. “Não entendo como é que estando quase toda a gente contra, esta União [de Freguesias, que agrega o Troviscal a Bustos e Mamarros] ainda serve de motivo de festejos para alguns.” “Vejo que estas pessoas não amam o Troviscal, como eu e como a grande maioria dos Troviscalenses”, afirma Adelino Cruz.
“Foi pois com muita tristeza e espanto que a Junta de Freguesia do Troviscal recebeu um pedido de cedência do parque ainda em construção para realizar a chamada «Festa da União», que foi organizada por um grupo de pessoas próximas de um partido político que, tal como indica, decidiu festejar a União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa.”
Adelino Cruz recorda que “fomos confrontados com a vontade do governo em unir as freguesias do Troviscal, Bustos e Mamarrosa numa única freguesia. Lutei de todas as formas possíveis contra esta união”. “Foram muitas horas despendidas, muitos quilómetros percorridos, muitas horas de telefone gastas”, desabafa Adelino Cruz, sublinhando que “foi um esforço inglório, uma vez que a União das Freguesias foi formalmente processada”.
O autarca, em final de mandato, afirma que este processo, que teve a sua oposição, assim como de outros presidentes das juntas das freguesias envolvidas, “foi efetuado contra a vontade da generalidade da população, que quer em reuniões promovidas para o efeito, quer no dia a dia, transmitiu sempre a sua discordância com este processo”.
Adelino Cruz clarifica que “a Junta cedeu o espaço porque não tinha o direito de impedir a livre expressão de um conjunto de cidadãos”. Contudo, “peço desculpa pelo espaço ainda não estar devidamente pronto para servir estes eventos”.
Acrescenta ainda que ao longo dos dias que antecederam a realização da festa, recebeu imensos telefonemas de troviscalenses que estavam conta a iniciativa. “No início não sabia muito bem o que se passava, só depois é que fui chamado e alertado para o nome da festa que circulava nos cartazes”. “O nome é que foi infeliz, porque a iniciativa até correu bem”, acrescenta Adelino Cruz.
JB não conseguiu obter uma reação dos promotores do evento.