Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

IPB em terceiro no micro-rato na Universidade de Aveiro

O IPB – Instituto Profissional da Bairrada conseguiu um lugar no pódio a par com alunos do 3.º ano da Universidade de Aveiro, na 20.ª edição do concurso Micro-Rato, na modalidade path-finder.
De todas as escolas profissionais e secundárias participantes, o IPB destacou-se e obteve o melhor resultado. O objetivo desta competição passa por resolver um labirinto, encontrando o caminho mais rápido para ir do ponto de partida ao ponto de chegada. O labirinto é definido através de um conjunto de linhas pretas marcadas sobre um fundo branco, tendo o robô que se deslocar, exclusivamente, sobre essas linhas. O robô que efetuar o caminho entre o ponto de partida e o ponto de chegada em menos tempo, é o vencedor.
Os alunos Gabriel Barbosa, Christophe Barreira, Diogo Azevedo e Diogo Martins, construíram e programaram o Robot “Leitão” que permitiu alcançar este excelente resultado.
Recorde-se que recentemente o IPB venceu o concurso de ideias de negócio “Start XS com um projeto tecnológico que permite avaliar a necessidade de recolha de lixo. “Garbage Collet Optimizer” é uma ideia assinada por Igor Cavadas, Pedro Oliveira, Ricardo Pedro e Ruben Fernandes.
O Start XS é um concurso intermunicipal de ideias de negócio, lançado pela Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, no âmbito da CIRA.