Assinar


Atletismo // Desporto  

ADREP é vice-campeã distrital de inverno em juvenis femininos

A Pista de Atletismo de Lourosa recebeu, no passado fim de semana, o Campeonato Distrital de Inverno, no escalão de juvenis, a primeira competição oficial de pista da época de 2018/2019 e que reuniu os principais atletas do distrito dos escalões de juvenis e de iniciados. A ADREP foi uma das equipas em maior evidência, sagrando-se vice-campeã distrital no setor feminino e conquistando 11 medalhas individuais.
Individualmente, destaque para a excelente estreia de Beatriz Santos pela ADREP, com a saltadora que esta época se transferiu da Gira Sol para a equipa da Palhaça, a conquistar 3 medalhas nas 3 provas em que participou. Vitórias no salto em altura, com novo recorde pessoal de 1,52m e no triplo salto com 10,39m e medalha de prata no salto em comprimento, com 4,61m. No salto em comprimento participaram ainda as iniciadas Alice Finisterra (11.ª) e a estreante Isabel Vilaverde (12.ª).
Apesar de ainda ser iniciada, Alice Finisterra surpreendeu tudo e todos e sagrou-se campeã distrital nos 60m, classificação sem atribuição de tempos por avaria no sistema de cronometragem, mas com a atleta da ADREP a fazer 8,15 segundos na eliminatória, um excelente registo, mesmo com o vento ligeiramente acima do permitido (2,2 m/s). Alice Finisterra viria ainda a ser 5.ª nos 200m. Nos 60m registo ainda para as participações de Gabriela Ribeiro (5.ª na série 1) e Bruna Silva (6.ª na série 2), enquanto que no setor masculino, Pedro Rodrigues terminou na 8.ª posição, terminando com problemas físicos que o impediram de alinhar no salto em comprimento e nos 200m. Ainda nas disciplinas técnicas, nota para as 2 medalhas de prata alcançadas no lançamento do peso, com Carolina Nolasco a progredir quase um metro em relação à época passada, melhorando o seu recorde pessoal para 10,62 metros e ficando a escassos 8 centímetros dos mínimos de acesso ao Campeonato Nacional de Juvenis. No setor masculino, Tiago Nunes foi igualmente segundo, com 12,44 metros, confirmando assim a presença no Campeonato Nacional do escalão.
Nas provas de meio-fundo, Mariana Ferreira esteve em plano de evidência, sagrando-se campeã distrital nas provas de 1500m e de 800m, com 5,06 minutos e 2,26 minutos, em ambos os casos, confirmando também os mínimos de acesso aos campeonatos nacionais de juvenis. Vânia Pinhal alinhou também nos 1500m e nos 800m, tendo terminado nas 4.ª e 5.ª posições, respetivamente. Carolina Ribeiro alcançou a medalha de bronze nos 3000m, com 11,59 minutos, tendo ainda sido 9.ª classificada nos 1500m. Catarina Agostinho estreou-se na prova de 3000m, tendo terminado no 5.º posto, com Mariana Duarte a ser 6.ª na prova extra da mesma distância.
No meio-fundo do setor masculino, André Fonte esteve em plano de destaque, vencendo a prova de 3000m com novo recorde pessoal de 10,09 minutos, uma evolução de 14 segundos, sendo ainda 6.º classificado na prova de 1500m, também com novo recorde pessoal de 4,48 minutos, atrás de Rodrigo Mota (atleta ainda iniciado), que alcançou a medalha de bronze com 4,37 minutos. Max Taranov foi 5.º classificado nos 800m, com novo recorde pessoal de 2,18 minutos.