Assine já
Negócios & Empresas // Oliveira do Bairro // Sociedade  

A partir de setembro, já pode fazer compras n’O.Bairro Digital

Foi dado, esta semana, mais um passo no âmbito do “bairro comercial digital” de Oliveira do Bairro. “O.Bairro Digital” pretende dinamizar a zona central da cidade de Oliveira do Bairro, dando-lhe uma nova dinâmica, suportada pelas novas tecnologias e pela digitalização das trocas comerciais, numa espécie de “centro comercial online”.

Na sessão de apresentação do Marketplace e das formas de adesão a este projeto, realizada na passada segunda-feira, dia 28 de julho, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Jorge Pato, manifestou que esta é mais uma forma de ajudar o pequeno comércio, que “cada vez tem mais dificuldade em sobreviver”. Tal requer “estratégias próprias e um dos caminhos é através da digitalização”.

O investimento inicial do projeto ascendeu a 750 mil euros, tendo origem numa candidatura do Município, em consórcio com a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Na sessão, que decorreu na câmara municipal, estiveram presentes alguns comerciantes da zona abrangida pela operação (para já, delimitada e apenas na cidade de Oliveira do Bairro), que contempla um total de 140 estabelecimentos. A ideia, a médio prazo, é alargar o projeto a todo o concelho.

Próxima fase

Esta loja online é comum, mas cada negócio cria a sua própria “montra”, com a ajuda da Ubiwhere, empresa de Aveiro que está responsável pela plataforma digital.

Neste espaço virtual, é possível divulgar produtos e campanhas, anunciar serviços e emprego, ou até realizar agendamentos. Para além do site, haverá mupies e está também a ser desenvolvida uma app (aplicação móvel).

Durante a apresentação, Paulo Duarte, da Ubiwhere, explicou o funcionamento e os campos de preenchimento na plataforma, de maneira a ir familiarizando os comerciantes.

“Este processo vai andar a várias velocidades e por diferentes caminhos. Alguns comerciantes vão querer vender tudo na loja online, outros só vão querer mostrar a sua marca. Mas pensem nisto como uma extensão do vosso horário, aproveitem para atrair mais e diferentes clientes e para alargar os horizontes do vosso negócio”, convidou André Chambel, responsável pela organização e dinamização do projeto.

Esta fase é de registo; segue-se o carregamento, feito por cada comerciante, dos seus contactos, produtos e serviços. A partir de setembro, já será possível comprar no “O.Bairro Digital”, garantiu André Chambel.

Os comerciantes que não puderam estar presentes nesta sessão, podem obter informações junto de Anabela Nabais (gestora d’O.Bairro Digital), através do e-mail aibastos@bcd-olb.pt .