Assinar
Anadia // Bairrada  

Tamengos: Ceia de Natal do Centro Social foi sucesso

A Ceia de Natal do Centro de Bem Estar Social da Freguesia de Tamengos realizado no passado dia 23 de dezembro foi um sucesso, dada a forte adesão de população e ao facto de ter sido possível angariar alguns fundos para fazer face a algumas das necessidades mais imediatas da instituição. Por isso, a direção do Centro Social não deixa de agradecer aos alunos da Universidade Sénior da Curia, à Junta de Freguesia de Tamengos e a todos aqueles que participaram na Ceia de Natal, pela boa vontade e caráter solidário que permitiu ajudar a instituição, colmatando algumas das suas carências.
A JB, Patrícia Carrilho, diretora-técnica da instituição, sublinha ainda o facto dos alunos da Universidade Sénior da Curia se terem juntado numa campanha de solidariedade para ajudar na aquisição de aquecimento para a instituição, arrecadando um total de 534,50 euros, valor esse que reverteu a favor da instituição.
“Agradecemos toda a boa vontade desta comunidade, assim como às pessoas diretamente envolvidas nesta ação de Solidariedade, Professor Alexandre e Dr.ª Marta”, diz Patrícia Carrilho, destacando também a presença de todos na Ceia de Natal, “especialmente do Presidente da Junta de Freguesia de Tamengos que, para além de nos dar o prazer da sua presença, contribuiu ainda com um donativo no valor de 150 euros”.
Daí que esta responsável faça um balanço muito positivo da Ceia de Natal, recordando que o apelo realizado à população, em dezembro, nas páginas do JB, teve um efeito muito positivo, na medida em que a população entendeu a mensagem e soube responder positivamente ao apelo então endereçado.
Recorde-se que esta instituição da freguesia de Tamengos, que acolhe 23 utentes em Centro de Dia, está a braços com uma situação financeira difícil, na medida em que a revisão dos acordos com a Segurança Social tarda a chegar, recebendo deste organismo comparticipação relativa a apenas 15 utentes.
Com capacidade para 30 idosos, o Centro Social já solicitou à Segurança Social, vai para meio ano, a revisão dos acordos para 25 utentes, um número que permitiria à instituição uma gestão mais folgada, o que ainda não aconteceu. Por isso, para fazer face às despesas do dia a dia (e porque as mensalidades pagas pelos utentes são muito baixas), precisam do apoio da população em geral, muito embora esta tenha estado um tanto afastada da instituição.
Com o objetivo de aproximar os familiares dos utentes, população e amigos ao Centro Social de Tamengos, a direção da instituição espera poder, ao longo do ano, continuar a contar com a solidariedade da população: “queremos sentir-nos mais acarinhados”, diz Patrícia Carrilho, fazendo votos que, durante este ano difícil de 2012, todos saibam dar o devido valor à instituição, assim como ajudar, por forma a que o Centro Social consiga continuar a trabalhar o melhor possível, mantendo os bons padrões de qualidade dos serviços prestados à população. Daí lançarem um apelo aos sócios e à população em geral: “ não voltem as costas a este importante pilar da freguesia que é o Centro Social”.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt