Assinar
Anadia // Bairrada // Vilarinho do Bairro  

EB n.º 2 Vilarinho Bairro: Trezentos participantes na 8.ª Caminhada pelo Coração

A Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, do Agrupamento de Escolas de Anadia, levou a efeito a 8.ª edição da Caminhada pelo Coração, no passado dia 7 de maio, entre as 11h e as 17h, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES). A caminhada entre a escola e a Lagoa de Torres, numa distância total aproximada de 10 quilómetros, contou com a presença de cerca de 300 participantes.

Mais pais na iniciativa. A atividade visa envolver a comunidade escolar em práticas que aumentem a qualidade de vida e o bem-estar, para além de pretender sensibilizar para a necessidade da proteção ambiental e para a proteção da saúde e desenvolver hábitos de vida saudáveis. Também pretendia, e conseguiu, aproximar a família da escola, o que aconteceu mesmo, porque aumentou a quantidade de pais que foram à Lagoa.
A partida em direção à Lagoa de Torres foi dada pouco depois das 11h, tendo em conta alguns cuidados, nomeadamente, roupa e calçado confortável, água, boné e protetor solar, visto que o sol ameaçava dificultar o percurso aos caminhantes.
Esta iniciativa obteve mais um êxito assinalável, pois estiveram presentes quase 300 participantes, tendo a maior parte feito o percurso a pé. Cumpriram a caminhada 230 alunos, 30 professores, 8 assistentes operacionais, 2 assistentes técnicos, 14 encarregados de educação e 4 elementos da Associação de Pais do Agrupamento, incluindo a presidente. Apenas ficaram na escola 36 alunos e 5 professores.

Autarquia presente. Destaque, ainda, para o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, que também cumpriu a caminhada até à lagoa, bem como de Rosa Tomás que, apesar de já não ter responsabilidades autárquicas, não prescindiu de se associar a esta iniciativa, assim como a presença, no almoço, de Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia.
A grande adesão da parte dos alunos merece tanto maior destaque quanto mais nos recordarmos que à quarta-feira de tarde não há aulas na escola. Portanto, todos os alunos que participaram prescindiram de uma tarde de liberdade em casa, trocando umas horas de TV, computador, bicicleta ou outras quaisquer diversões por uma tarde de agradável convívio com os colegas, bem como ainda de convívio com a Natureza.
Importa referir ainda a presença em número apreciável de antigos alunos desta escola, apesar de os seus percursos académicos os terem encaminhado para outras escolas.
No fim do almoço, desenrolou-se mais uma eliminatória do Concurso “Atreve-te a cantar”, mas houve ainda outras atividades: uma das novidades foi dinamizada pelo Grupo de Educação Física – o slackline.

Êxito. Mas para este êxito ser possível tornou-se necessária a colaboração de muitas pessoas ou entidades, nomeadamente da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, todos os participantes, coordenador deste estabelecimento e dos diretores de Turma, bem como das assistentes Operacionais da cozinha, Núcleo da Escola Segura da GNR, Bombeiros Voluntários de Anadia, Liga dos Amigos da Lagoa de Torres, pela disponibilidade sempre demonstrada por todos estes elementos, sem esquecer o colega Nelson, que, apesar de aposentado, continua disponível para trabalhar para a escola.

Rui Godinho