Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Alunos do IPB ganharam a taça no Jamor

A equipa do Instituto Profissional da Bairrada (IPB) subiu ao lugar mais alto do pódio, para receber da mão do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Fernando Egídio Reis, a condecoração do primeiro lugar no concurso/competição Rally das Qualificações.
Este encontro nacional, que decorreu no passado dia 20 de março, contou com a presença de alunos e professores do IPB, que se deslocaram ao Centro Desportivo do Jamor para comemorarem o Dia do Ensino Profissional de uma forma competitiva e saudável. Esta atividade, de amplitude nacional, levou dezenas de escolas e milhares de alunos de cursos profissionais de todo o país a aderir a esta ação.
De acordo com o diretor do IPB, Nuno Santos, “o Rally das Qualificações consistiu na realização de cinco desafios de índole físico e inteletual, que envolveram competências e capacidades que são potenciadas pelo modelo do ensino profissional”. “Estas tarefas, ultrapassadas com sucesso pelos elementos da equipa – Aléxis Conceição, Ricardo Pedro, Igor Cavadas e João Pinho – estavam sempre suportadas em duas etapas – teórica e prática”, explicou o diretor do IPB, salientando que “de entre outras atividades, fica o exemplo da montagem de circuito elétrico usando uma fonte de energia química (limão), com o objetivo de acender um LED, assim como a identificação dos parafusos adequados para o aperto de um pneu e efetuar a montagem do mesmo”.
Nuno Santos refere ainda que “para os alunos, do Curso Profissional – Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, que estão no primeiro ano de formação, foi um dia de destaque, simultaneamente divertido e competitivo”. Por isso, afirma que “estão de parabéns as entidades organizadoras, nomeadamente a ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, representada por onçalo Xufre, que presenciou a entrega de prémios, pela iniciativa”.
Diz que foi sem dúvida, “um dia excelente para a promoção do dinamismo e empreendedorismo, características marcantes das modalidades profissionalizantes e valorizadas pelo mercado de trabalho”.