Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

IPB vence concurso de ideias “Start XS”

O IPB – Instituto Profissional da Bairrada venceu o concurso de ideias de negócio “Start XS” com um projeto tecnológico que permite avaliar a necessidade de recolha de lixo. “Garbage Collet Optimizer” é uma ideia assinada por Igor Cavadas, Pedro Oliveira, Ricardo Pedro e Ruben Fernandes.
Após ter sido selecionado para representar o município de Oliveira do Bairro na final do concurso de ideias de negócio “Start XS”, o IPB, debatendo-se com mais nove municípios da região de Aveiro, trouxe o primeiro prémio para o concelho de Oliveira do Bairro.
A ideia vencedora foi denominada de “GCO-Garbage Collect Optimizer” que consiste na gestão mais eficaz da recolha de lixos urbanos, materializada na utilização de um dispositivo eletrónico que indica o estado dos contentores.
A defesa do produto e respetiva demonstração foi realizada pelos alunos que demonstraram clareza e rigor técnico durante a apresentação e resposta a questões dos jurados.
O Start XS é um concurso intermunicipal de ideias de negócio, lançado pela Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, no âmbito da CIRA.
Nuno Santos, diretor do IPB, explica que este bom resultado – que se acumula com outros prémios ganhos em diversas iniciativas -, resulta de uma “equipa de trabalho profissional e motivada”, daí que “o mérito é todo deles”!
“Com a satisfação e orgulho dos resultados, mas com a humildade e a certeza que temos de continuar, afincadamente, o trabalho que muitas vezes, ao olhar comum não é visto ou percetível, temos a certeza que este é o caminho”, refere o diretor, sublinhando que “ter, manter, motivar, apoiar, educar, formar, ajudar alunos que, provavelmente, na sua maioria estariam fora da escola, ou cumpririam apenas «calendário» até aos 18 anos não é tarefa fácil, se assim fosse, todos o fariam com sucesso”.
“Por melhor estratégia, modelo ou apenas crer, não se muda nada sem fazer diferente. É certo que estamos a ganhar, mas nos momentos menos bons é que as verdadeiras equipas se revelam.” “O privilégio de estar nesta equipa e perceber isto, faz toda a diferença”, reforçou, agradecendo “todo o apoio dado pela Câmara de Oliveira do Bairro”, que se fez representar na entrega do prémio, pelo seu vice-presidente Cristóvão Batista.