Assinar


Bairrada // Bustos // Oliveira do Bairro  

Alunos do IPSB e do IPB em direto com biológo a partir da Antártida

Alunos do concelho de Oliveira do Bairro vão entrar em contacto, através de videoconferência, com o cientista polar e biólogo marinho José Xavier, que está em expedição na Antártida.
A iniciativa vai decorrer no dia 29 de janeiro, às 16h, na sala de reuniões de Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, e contará com a presença de cerca de 50 alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, IPSB – Colégio Frei Gil e Instituto Profissional da Bairrada, que terão a oportunidade de colocar questões e conversar com José Xavier sobre a expedição e como é “viver” na Antártida.
A expedição PELAGIC tem como objetivo avaliar a presença de metais pesados no Oceano Antártico. No seu blogue (http://cientistapolarjxavier.blogspot.pt/) José Xavier explica que a equipa de cientistas que integra – que conta também com o português José Seco – vai “recolher amostras ao longo de toda a cadeia alimentar, desde a água, passando pelos crustáceos, peixe, lulas e predadores de topo (como as otárias do Antártico e pinguins) para avaliar a quantidade de metais pesados na cadeia alimentar marinha do Oceano Antártico”.
A expedição, que levou José Xavier e colegas cientistas às Ilhas Orcadas do Sul, está a decorrer entre janeiro e fevereiro a bordo do navio cientifico britânico James Clark Ross, que partiu das Ilhas Falkland/Malvinas no passado dia 19 de janeiro.
Refira-se que José Xavier, que esteve em setembro passado na 1.ª Feira de Ciência de Oliveira do Bairro, é chefe da delegação de Portugal nas reuniões do Tratado da Antártida e membro do Polar Educators International (Universidade de Coimbra/Universidade de Cambridge), tendo já realizado várias expedições científicas à Antártida.