Assinar


Anadia // Bairrada  

“Óscares” da Revista de Vinhos: Luís Pato vence galardão maior em evento realizado no Velódromo

 

Numa cerimónia épica, perante uma plateia de mais de mil pessoas, a Revista de Vinhos distinguiu, na noite da última sexta-feira, ‘Os Melhores do Ano 2015’, tendo escolhido o Velódromo de Sangalhos, para receber o evento deste ano.
No jantar de gala onde o ministro da Agricultura, Capoulas Santos marcou presença, o produtor bairradino Luís Pato foi agraciado com o prémio de carreira ‘Senhor do Vinho’, pela sua contribuição na divulgação e afirmação dos vinhos portugueses em todo o mundo e cuja influência no setor foi e continua a ser muito grande.
Nesta que foi a 19.ª edição, não foram 19 mas 21 os ‘Prémios Especiais’. Antes desta entrega foi tempo de revelar os vinhos que se destacaram ao longo do ano findo. As 183 referências com o título de ‘Melhores de Portugal’ foram desfilando na tela ao longo do bem servido jantar, seguindo-se a aclamação aos 30 “excelentes” néctares de 2015. Os produtores não saíram da gala sem levar para casa os diplomas de ‘Boa(s) Compra(s)’, que este ano foram atribuídos a 765 vinhos.
No que toca ainda aos ‘Prémios de Excelência’, a Bairrada subiu ao palco com o ‘Quinta das Bágeiras Garrafeira tinto 2010’ de Mário Sérgio Alves Nuno. Os ‘Melhores de Portugal’ distinguiram os melhores dentro de cada região vinícola e Bairrada foi a terceira região mais premiada. Se aos vinhos de consumo juntarmos os espumantes, elevam-se de 16 para 26 os galardoados (e mais um, que embora sem DOC ou IGP é produzido pelo bairradino Campolargo).
Durante a cerimónia foram ainda entregues os diplomas relativos aos selos ‘Boa Compra’ atribuídos aos vinhos provados pela equipa da Revista de Vinhos ao longo do ano de 2015; na Bairrada ficaram 61, sendo que 27 foram para os efervescentes espumantes.
Também o produtor Luís Pato se mostrou muito satisfeito por receber das “mãos” da Revista de Vinhos o “Prémio Carreira”, ainda mais porque a gala teve lugar na sua região natal, tendo ainda o produtor bairradino ido ao palco para receber um dos trinta ‘Prémios de Excelência’ com o ‘Luís Pato Vinha Pan tinto 2011’.
O discurso do produtor foi extenso, mas as palavras proferidas nas redes sociais foram mais parcas: “Primeiro veio o jovem sem medo, depois o Sr. Baga, agora o Senhor do Vinho… Trinta e cinco anos de amor e dedicação ao vinho, na região onde nasci e sempre vivi, a Bairrada. Obrigado à Revista de Vinhos”.
Na ocasião, Teresa Cardoso, autarca do concelho anfitrião desta gala, sublinhou a importância de reconhecer “um conjunto de profissionais e de entidades associados ao vinho, que veem aqui reconhecido o seu trabalho e o seu esforço em prol de resultados onde a excelência é um imperativo”.
Realçou ainda o importante desempenho dos vitivinicultores do concelho, cuja produção de espumante representa cerca de 60% da produção nacional, o que nos leva a assumir Anadia como “Capital do Espumante” e a sonhar com a criação do Centro de Investigação do Espumante em Anadia.
Por seu turno, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos destacou que “o setor do vinho e da agricultura é um setor de excelência que tem registado uma trajetória de sucesso, fruto do profissionalismo e empenho de toda a fileira” E, referindo-se em concreto ao programa VITIS, avançou ser “um dos programas comunitários de maior sucesso”, mas também que este é um setor cuja produção na última campanha registou mais de 7 milhões de hectolitros, ou seja, mais 14% do que no ano anterior e que as exportações atingiram os 737 milhões de euros.
Na sessão de abertura, Luís Lopes, diretor da Revista de Vinhos, deu a conhecer as razões que tornaram esta edição especial: por decorrer em Sangalhos, sua terra adotiva há mais de 18 anos, mas porque este prémio, que tem alternado entre Lisboa e Porto, sai das grandes metrópoles e privilegia uma região do vinho, a Bairrada, local onde teve lugar a primeira edição do certame, mais precisamente no Palace Hotel do Bussaco, em 1998.
Já Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada referiu a JB que na região, o setor é verdadeiramente “efervescente”, assumindo a produção de espumante um lugar de destaque, que se vem fortalecendo nos últimos anos, como mostram os dados mais recentes.